sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dieta das quintas-feiras


Foto do site Educare
Tenho uma amiga que conheçe todos os tipos de dietas que você possa imaginar, e o pior: já experimentou todas! É um tal de dieta da lua pra cá, dieta dos pontos pra lá, tem a outra dos carboidratos, a do espartilho (pasmem!), a do "peão de obra" (pasmem de novo!). A última que ele inventou foi a dieta das quintas. O que é isso? Em todas as quintas só se pode comer um quinto do que se comeria normalmente. E não apenas isso:em todos os dias que tiverem o algarismo cinco em sua composição. Assim, nos dias 5, 15 e 25 também come um quinto do que gostaria de comer.
Como ela tá se saindo com a nova dieta..Bem ela já perdeu 5 semanas de vida! Continua igualzinha, não cabendo nas calças! Eu digo pra ela: "Lúcia (nome fictício, obviamente!) minha filha! Não te engana! Não faz isso contigo mesma! Procura uma ajuda especializada, nutricionista, médico, grupo de auto-ajuda" ! Não adianta. Ela me responde: "Clau! Eu não vou nesses lugares. Só tem gente gorda, como eu,  nas salas de espera! A gente acaba se juntando, batendo um papo, saindo pra tomar um cafezinho, daí vem um bolinho...".
Pode uma coisa dessas? Quanto mais eu falo, mais ela se esquiva. Diz que eu não entendo de nada, com o meu "peso pluma", que eu "quase não preciso de comida pra viver" e coisa e tal. Eu acabo correndo para o espelho: do jeito que ela fala até parece que saí de Biafra! Toda vez é assim. Ela come demais e me "acusa" de comer pouco. Sabe que as vezes até me dá um nó na cabeça? Fico duvidando se eu que estou vendo "chifre em cabeça de cavalo" ou é minha amiga que está se matando aos poucos...
Amiga, se cuida. É bom comer, mas melhor ainda é viver! As vezes o docinho cai redondo, danado, gostoso...Quem se importa com as taxas de açúcar no sangue? Ah, é mesmo! Quem se importa com o tanto de mal que a fritura faz a teu corpo? Fumar também...Quando bater "a danada da doença", "a impronunciável", daí eu penso, é o que você diz...
Eu te digo: amiga, abre o olho! Se liga, bico de luz, se cuida, se ame!
Te amo!

0 comentários: