sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Corrupção "all around the world"

Tudo que diz aí embaixo é mérito do Blog Dlog Café Brasil. Amei, achei inteligentíssimo! Para todos os brasileiros entenderem que não é só aqui na "terrinha" que as coisas acontecem!

Retornei ontem de uma viagem à França e à Grécia. Quando fora do Brasil, evito a leitura eletrônica dos nossos jornais e revistas e me concentro na mídia local até para saber o que acontece por ali.


Na Grécia, senti-me em casa. Tudo absolutamente familiar nos comentários sobre a política local. Tungar dinheiro público, escândalos no parlamento onde cada deputado emprega legiões de parentes e apaniguados e lhes garante privilégios negados ao cidadão comum. Obras públicas super-faturadas, contas secretas em bancos suíços de políticos que não conseguem explicar de onde veio o dinheiro, etc.

Um cara que conheci, durante visita a Creta, e que é um grande comerciante na área de óleo de oliva, me contou horrores sobre as falcatruas dos governantes gregos que, descaradamente, chantageiam os empresários e cobram propinas para não inviabilizar seus negócios. Um dono de restaurante, em Atenas, me disse, que pagar propinas aos fiscais do governo é muito mais econômico e tranquilo do que cumprir todas as obrigações em matéria de impostos.

Na França, em escala talvez menos industrial, os escândalos protagonizados por ministros e altos funcionários do governo estão em todos os jornais e franceses amigos dizem que não tem jeito, sempre foi assim. De resto, na velha Europa, roubar dinheiro público, sem qualquer risco de condenação, continua a ser parte da paisagem.

Berlusconi, na Itália, que o diga, com uma popularidade de fazer inveja a Lula e, a cada dia, protagonista de novo escândalo, nas suas farras com menininhas e na roubalheira em obras públicas.

Na Inglaterra, o herdeiro de Margareth Thatcher, envolvido em malandragens, é um expert em matéria de advocacia administrativa (desde os tempos em que mamãe comandava a política britânica).

O que não presta, meu amigo, é o ser humano. Bobo de quem imagina que, em alguma nação do mundo, se encontrou a fórmula da honestidade e da honradez para os governantes.

Luciano: tô contigo e não abro!

Leia outros posts interessantes em:
Amazônia ameaçada
Governo Yeda está f...ferrado!
Loucos brincando de Deus!

0 comentários: