segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como faço para organizar meus papéis?

foto do blog Conversa da Maria

Para você não enlouquecer com a quantidade de papéis que junta em sua casa, faça uma revisão peridódica dos documentos para por fora aqueles que não são mais necessários. Enquanto revisa, anote no canto da página quando você poderá jogar o papel fora. Veja, a seguir a "data de validade dos documentos":

- Seguro: os recibos, as apólices e documentos devem ser guardados até um ano após o período em que o seguro esteve em vigor;
-Compra de imóvel: o adquirente deve guardar os recibos até tirar a escritura do registro imobiliário em que conste a quitação dos valores;
- Locação de imóvel: o locatário deve guardar os recibos de pagamento de aluguel por três anos após ter desocupado o imóvel e ter entregue as chaves do mesmo;
-Comprovantes de pagamento de água, luz, telefone e mensalidade escolar: cinco anos;
- Consórcio: guarde os documentos até o encerramento das operações financeiras do grupo;
-Condomínio: o condômino deve guardar os comprovantes enquanto utilizar o imóvel. No final de cada ano, peça para a imobiliária uma declaração de que está com suas contas quitadas por aquele ano, podendo, daí sim, botar fora os comprovantes do período;
- Convênio médico: guarde por doze meses e após, como citado para o condomínio, peça para a administradora do convênio declaração de quitação de todas as parcelas para aquele ano;
- Cartão de crédito: guarde os recibos por um ano. Da mesma forma que fez com o condomínio, peça à administradora do cartão um comprovante de quitação de dívidas referente àquele ano. Pode, depois, jogar fora os recibos mensais;
- Contratos em geral: guarde-os enquanto não forem desfeitos pelas partes;

Faltou algum documento? Tem alguma dúvida? Escreve para mim que tento encontrar a resposta para você!

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