quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como ser feliz hoje

Pessoal! Faz muito tempo, não é? Provavelmente não escreverei mais aqui, apenas no novo blog, www.claudiamester.com.br,  sobre desenvolvimento  pessoal e profissional. Convido a todos a me visitarem lá. Espero que os artigos sejam leves mas de grande auxílio. Um abraço!




   Você precisa ser feliz hoje. Não pense no amanhã, não deixe que o passado lhe importune. Estamos condicionados a viver remoendo nos erros e deixando que os mesmos influenciem nossa vida diária. Vivemos com medo de repetir fracassos anteriores, de passar “a mesma vergonha”que passamos um dia em razão de algo que talvez nem lembremos direito como foi. Esqueça isso! Perdoe-se, não se ache a pessoa mais inadequada do mundo, porque realmente você não é. Vou te explicar uma coisa, meu amigo: nós temos a tendência de distorcer os fatos. Uma coisa é o fato em si, outra nossa intepretação a respeito dele. Nossa mente nos engana…Não somos tão ruins e esquisitos quanto teimamos em acreditar. Distorcemos os fatos de forma inconsciente, em razão de nossas vivências anteriores. Você pode contar para um amigo com quem se encontra em um bar, que viu no mesmo dia um amigo em comum. Este ” lhe virou a cara” e você  achou que o mesmo estava muito estranho. Você viu o tal do amigo entregar um bom dinheiro para uma outra pessoa e, pelo seu nervosismo, boa coisa não era. Outra pessoa que tenha visto a cena poderá contar que viu o seu amigo no mesmo lugar e que ele não deve ter te visto, porque é  míope e estava sem as lentes de contato. Poderá dizer também que esse amigo estava comprando sua nova casa e estava tão feliz que não conseguia parar de andar de um lado para outro, pois estava cheio de energia. Deu para perceber a diferença de ótica, não deu? É a mesma história que conhecemos: o copo na nossa frente está meio cheio ou meio vazio? Depende de nossas vivências anteriores, de nossa tendência ao otimismo ou pessimismo. Se seu caso for o segundo, pense que é possível trabalhar-se para mudar essa situação. Só não é reversível o pensamento do qual não nos apropriamos. O que não é pensado vai para o inconsciente e vira sintoma! Daí você tem dor na perna, uma depressão que não sabe explicar, coisas desse tipo.
   Para começar a ser feliz hoje, siga algumas dicas básicas:
  1) Tenha metas, objetivos, desejos. Você acorda de manhã e sai da cama para quê? O que o motiva? Tenha uma missão de vida. Pense nessas coisas mas não se angustie com elas, porque você as encontrará, com certeza, mais cedo ou mais tarde, e a angústia apenas roubará sua energia, sem resolver seus problemas. Passe a se questionar a respeito do que você gosta de fazer, o que te faz bem e o que você faz bem, em sua opinião e na opinião das pessoas que te cercam. A felicidade está em cuidar de suas plantas? Liste isso. Sua felicidade está em passeios em meio a natureza? Liste também. Escreva tudo que lhe vêm a cabeça. Não exerça uma censura consciente sobre seus pensamentos. Vale escrever qualquer coisa. Se você prepara sanduíches como ninguém, liste isso. Se você gostaria de auxiliar crianças carentes nos deveres de casa, liste isso também. Escolha alternativas para as quais seu coração bate mais forte. Vamos lá, eu sei que você consegue! Pode ocorrer de você ter múltiplos interesses. Tudo bem, isso é ótimo!
  Está com alguma dúvida? Tente pensar da seguinte forma: “quando a minha vida for aquela que sonhei eu estarei…”. Por exemplo: “quando minha vida for aquela que eu sonhei eu estarei usando toda a capacidade que tenho para ensinar em um curso criado por mim na área de informática, cobrando bem pelos cursos mas também ministrando cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas carentes”. Se continuar ainda muito difícil, tente o oposto: “quando minha vida for a que eu gostaria, eu nunca mais irei fazer….”
  Missão escrita, escolhidos os objetivos que você irá perseguir nos próximos tempos, então agora passe para a segunda fase de seu planejamento de felicidade.
 2) Agora vamos listar tarefas possíveis de serem realizadas imediatamente, para que você começe a se aproximar de seus sonhos ainda hoje. Não deixe para amanhã, faça agora! Liste algumas tarefas e as ponha em prática agora. Se você gosta de fazer sanduiches, poderá abrir uma sanduicheria. Para isso, poderá listar como tarefas para realizar nesse mesmo momento que lê o post algo como pesquisar locais para a sede de sua empresa (ver nos classificados de um jornal os valores de aluguel, ponto, etc), pesquisar o que você precisa para criar uma empresa, ver novas receitas na internet, começar a pesquisar valores dos utensílios que serão necessários, como criar uma marca forte, um site na internet…E muitas outras tarefas poderão ser listadas. Seus desejos não se relacionam com questões profissionais? Não tem problema, nada muda. Você traçou uma meta mais acima, agora vai começar a buscá-la. Escreva, igualmente, tarefas a serem cumpridas já. Por exemplo: você está cansado de não ter namorada que te leve a sério. Liste o que poderá fazer. Você pode pensar em procurar uma agência que promova encontros. Você pode ter na sua lista algum item que diga respeito a ligar para algum amigo que você nunca mais viu para combinarem de se encontrar (ele tem uma irmã, ou irmão) que vale a pena conhecer. Você pode listar ainda buscar ajuda terapêutica para tentar resolver suas dificuldades com as mulheres. Enfim, as possibilidades são muitas. Planeje muito bem suas ações, mas seja flexível, porque as vezes as coisas não aocntecem exatamente como pensamos, o que pode ser bom se conseguirmos nos adequar.
  3) Agora chegou a vez de agir. Faça alguma coisa de sua lista de tarefas agora. Não deixe para depois. Faça alguma coisa, com o tempo vá esgotando sua lista e criando outras listas de tarefas. Mantenha-se focado, motivado. Pense que a cada tarefa realizada você se aproxima mais e mais de sua felicidade. Dificuldades vão surgir, então liste as tarefas que você terá que realizar para ultrapassá-la e siga em frente. Remova os obstáculos e continue sereno, Não tenha ilusões: se você não agir, nada acontecerá. O seu sonho não cairá em seu colo, vindo do céu. Você faz sua vida, não é a vida que te faz!
4) Celebre cada conquista sua. A felicidade também se encontra na caminhada, não apenas no fim do caminho! Sinta-se feliz a cada passo dado, a cada atitude tomada, a cada obstáculo contornado. Felicidade atrai mais felicidade, e o inverso também é verdadeiro. Não pense nas brigas, nos desencontros; ao contrário, pense nas risadas, nas amizades, na gostosura de uma cama quente. Alegre-se com as pequenas coisas, com as pequenas conquistas.
O que está esperando? Seja feliz e participe do blog, opine, construa comigo este espaço.

 Não deixem de visitar o www.clauidamester.com.br

0 comentários: