sábado, 14 de novembro de 2009

Anorexia atacando milhares de jovens no mundo inteiro

Hoje, por acaso, caí em um blog de uma moça anoréxica. Não, ela não se identifca como tal. Fez um blog pensando em escrever sobre sua dificuldade em perder peso. Se ela perder mais alguma coisa, nem osso vai sobrar, infelizmente. A menina é linda, mas já está ficando encovada, rosto chupado, pernas de "tico-tico"...De menina bonita está se transformando em um monstro. Monstro magro, diga-se de passagem. E não percebe isso. Já há cento e tantos seguidores em seu blog! Cento e tantas meninas que perseguem a magreza excessiva como padrão de beleza. Em seu blog nota-se a angústia travada em seu peito. Fotos de mulheres seminuas e esqueléticas sobram em seu diário. Ela, igualmente magra, se vê de forma diferente.

Distorção da imagem corporal é pouco nesse caso. A menina se enxerga gorda, disforme, incapaz de chamar a atenção do sexo oposto por seus atributos físicos. Está com a auto-estima lá no pé, precisando de auxílio terapêutico urgente, para não morrer. Já vi em minhas andanças por essa vida alguns casos de anorexia. Nenhum queria ajuda. Dizia que psicólogos e afins eram coisa para louco.

Algumas imagens do vídeo são muito fortes! Veja se conseguir!

 

8 comentários:

DIVERSOS disse...

Isso é só mais um "mal" da vida moderna é a globalização que cultua no mundo inteiro a margeza como principal atributo da beleza "o ser magro é ser prfeito e ser lindo" o que está bem longe da realidade. A anoréxia é uma doença e deve ser tratada como tal. Já acompanhei alguns casos de anoréxia são jovens extremamente infelizes e angustiados vivem uma realidade distorcida eles se enxergam gordos quando estão extremamente magros, literalmente no osso é muito triste ver tal sofrimento.

João Poeta disse...

Nossa, Claudinha! Fiquei chocado com o que vi. Você é uma pessoa alegre, alto astral e carismática, em contrapartida, publica uma matéria relacionada com compartamentos inadequados de um ser humano em desequilíbrio mental e emocional. Senti uma dor profunda no peito ao ler o seu post e ver a ilustração da imagem distorcida da realidade. A onde anda os valores reais do ser humano que, se deixa levar pelas aprências enganosas que a mídia promove e incentiva à sua mente incauta...?
Vou divulgar essa notícia que é suma importância para a prevenção desse mal que afeta muitos jovens indefesos.
Abraços.
João

ProfessorNelsonMS disse...

Cláudia

Você abordou, de forma muito interessante, este tema importante. Nós vivemos numa sociedade em que distúrbios e desequilíbrios apresentam-se em números elevados. Com isso, cada um de nós, por mais equilibrado que busque ser, acaba sendo atingido.

A solução para este estado de coisa não é simples, você sabe que aqueles que estão necessitando de ajuda, geralmente, não estão dispostos a recebê-la da forma que necessitam.

Como diz um dito popular : "É melhor prevenir do que remediar". Através deste seu post, você está contribuindo, não só para remediar, mas para o mais importante, está contribuindo para prevenir.

Um abraço.

Nelson

Anônimo disse...

Cláudia.

A anorexia, nos dias de hoje, não afeta apenas as mulheres como até algum tempo. Há muitos rapazes sofrendo com essa doença que acaba ceifando a vida de muitos jovens.
A busca de um bom profissional pode auxiliar, enquanto é tempo.
Abraços!
Felipe

Júlio [Ebrael] disse...

Cláudia,

que loucura hem!! Essas gurias precisam mesmo de ajuda profissional. É um distúrbio, um círclo vicioso, pois qto mais emagrece mais o fantasma da falta de interesse dos homens e do mundo da moda aumenta!!! E isso ajuda a piorar. O que ela vê com "clareza" (apenas um eufemismo) é o negativo, o lado negro da "força"... Se precisar de ajuda para alguma campanha, me chama!!


Bjs Claudinha!!

Elaine Oliveira disse...

Excelente post Claudinha! O que mais me preocupa é que a anorexia já pode ser observada em crianças de 8 , 9 anos. Tenho alunas que com estas idades já ficam procurando gordura localizada num corpinho extremamente esbelto e que ainda está em formação. Posso lhe afirmar que tem sido bem difícil fazê-las perceber que os cuidados com a saúde é que devem ser prioridade! Aproveito a ocasião para solicitar sua autorização em relação a indicação do seu post e blog. Gostaria de comentar o assunto anorexia em meu blog e linkar o seu post como complementação de leitura. Ficaria feliz se você permitisse. Abraços!!!

Anônimo disse...

Claudia,

É horrível mesmo! Eu confesso que fico um bocado chocada com este tipo de doença. O vídeo é arrasante.

Beijos
Luísa

Principe Encantado disse...

A grande culpada é a mídia que vende imagens falças e os jovens compram como verdadeira, lamentável.
Abraços forte