quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Desamparo

A história da menina Jenifer, contada neste blog em "Uma criança fez meu coração sangrar", me fez lembrar algo que vivi há anos atrás, grávida de meu primeiro filho. Eu e meu marido tínhamos ido ao supermercado para fazer as compras do mês, mas decidi que iria esperar sentada na frente dos caixas, porque não me sentia muito confortável naquele dia. Estava muito pesada, com 7 meses de gestação, cansava por tudo.

Pois bem, sentei-me para esperar enquanto Dani fazia as compras. Passados uns 30 minutos, mais ou menos, tive febre e comecei a tremer. Mas tremia mesmo, tiritava, "batia os ossos"! Foi uma sensação muito ruim! Meu celular estava sem bateria e eu não tinha ânimo para levantar dali, porque simplesmente estava muito desconfortável. O remédio era esperar que o marido acabasse as compras.

Gente, sabem o que aconteceu? Tremi mais uma meia hora, sem parar, e ninguém chegou perto para averiguar o que estava acontecendo! Eu disse ninguém! Agora imaginem: quem me visse de fora, acharia que eu ofereceria algum tipo de risco? Eu, pouco mais de metro e meio, grávida de 7 meses, chorando em um banco? Pois é...Ninguém me ajudou...As pessoas ou temem ou não querem perder tempo. Me senti desamparada, sozinha, pouco importante. Se morresse ali, quem iria notar?

Lembrei dessa história pensando na mãe de Jenifer...Quantas "faltas de olhar" ela vive por dia? Quanta necessidade ela passa? Quem algum dia olhou para ela enquanto chorava? Você sabe a resposta, não sabe? Você sabe que a gente passa nas ruas sem ver, sem notar, ainda mais quando temos medo ou sentimos repulsa. Queremos logo é desviar o olhar das pessoas na rua, para nos protegermos da dor e do medo. Porque, meus amigos, se ficássemos olhando para todos os que mendigam, mas olhando mesmo, nunca mais viveríamos em paz. Porque, você consegue entender que o mundo deixe gente morrer de fome? Você consegue entender quando um ser humano deixa que uma criança chore por falta de cuidados? E as guerras? Você entende como o mundo deixa que aconteçam, matando, mutilando, deixando órfãos e viúvas expostos a uma série de sofrimentos? E nesses países em que impera a lei do medo, nos quais os governantes mandam e enriquecem, enquanto a população morre de fome? Já ouviu falar de Níger, Somália,  Serra Leoa e Afeganistão, não ouviu?

Pois é... Quanto desamparo todos nós vivemos...

0 comentários: