segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A inveja é uma merda!

Gravura de Jacob Matham, séc. XVI - The Envy


A inveja á uma meeerda! Me desculpem pela merda...A gente não deve falar merda em público, mas...Quem aguenta não falar merda? Mas voltando ao assunto da meeerda (ops!), almejar o que o outro tem  porque distingue naquilo algo que lhe seja útil, prazeiroso, pode ser até saudável, porque leva ao impulso de batalhar pela coisa desejada. Agora, almejar com ódio e querer destruir o outro pelo que ele tem é bem diferente! Você, em sua vida, nunca viu faíscas saindo dos olhos de algum invejoso? Nunca viu a expressão de raiva no rosto de alguém? Não acredito se você responder que não! Todo mundo já viu, já ouviu!
Sabe o cara que só mete pau na viagem de um conhecido, diz que já fez o mesmo passeio e odiou enquanto o outro está feliz, contando tudo que fez? Pombas! Pombas é uma expressão antiguiiiiinha, eu sei, mas serve, não serve? Voltemos então: Pombas! Porque o cara tem que por areia na alegria do outro? Inveja da capacidade de ser feliz do amigo?
Você nunca viu um chato achar mil defeitos no projeto de trabalho de um colega? Pesar os prós e contras mas não conseguir encontrar os tais dos prós? Não tô falando da pessoa realista, veja bem! Enquanto você só vê maravilhas, o "esquisito" só malha, vê problemas? Claro que você também vê problemas mas não fala deles, porque sabe que eles existem para serem superados e, afinal de contas, o que e quem não tem problemas? Sabe aquele tipo? Manja? Ah, agora identificou o que estou dizendo! Sabia que você iria sacar, porque todo mundo já sentiu "na pele" a inveja.
Tem gente que te esculacha porque você trabalha de mais, mas também esculacha a vizinha porque resolveu deixar de trabalhar fora de casa para se dedicar ao seu lar, aos filhos; se você é de "esquerda", não presta, mas se é de "direita" é chamado de "burguês, filhinho de papai, riquinho metido", sei lá. Se é judeu, não presta, porque não vai à missa ou não reza o "Pai Nosso",mas se é católico também não serve, porque é "carolas, rato de igreja"  Você me entende?
Não queria me aprofundar teoricamente, mas tem algo que não consigo deixar de pensar e de dizer: vivemos em uma sociedade competitivíssima, que impulsiona para a briga, para a disputa. Quem não tem esse perfil aprende a ter rapidinho. As pessoas aprendem a ter um padrão de comportamento que chamo de "medidor": vivem se medindo com os outros, buscando para suas vidas o que o outro tem, simplesmente porque o outro tem e não porque aquilo pode ser bacana, útil, saudável. O adolescente precisa pertencer a um grupo, sentir-se aceito. "Normal", então, que busque ser parecido com o colega, com o amigo, ter o que o companheiro de classe tem. O adulto, meu querido, na na ni na não!  Quando você sai da adolescência e entende que pode caminhar por conta própria, o que mais quer é ser único, se diferenciar, "ter aquilo que mais ninguém tem", "ser aquilo que mais ninguém é" e que o represente. O adulto jovem quer "mostrar a que veio" e não ser mais um na multidão.
Nós temos objetivos de vida. Todos tem. Quem não os tem está meio-morto, morto em vida.Olhar para o outro, achar interessante o que ele faz e querer fazer igual um dia é saudável, repito. Seguirmos modelos, nos espelharmos em quem achamos que tem sucesso, ótimo. Ruim pra caramba quando odiamos essa pessoa porque ela tem sucesso!
Conheço uma pessoa que tem dinheiro demais. Toda e qualquer tecnologia que ela vê os colegas de trabalho usando, quer comprar. Só que é uma pessoa, digamos, limitada! Comprar o celular que só falta servir de mordomo não lhe adianta de nada, porque ela só irá usar o basicão! Essa conhecida tem de tudo, muito mal utilizado. Nada de mal, diriam uns. O problema é dela, afinal! É...Seria se não fosse sua raiva...Ela gasta rios de dinheiro porque morre de raiva ao ver os colegas satisfeitos com suas conquistas materiais, felizes. Fala mal desses colegas, xinga, diz que são incompetentes e que ela só mantém um certo nível de civilidade nas relações para conseguir cooperação. De vez em quando acho que ela é meio verde...Verde de raiva! Odeia os colegas, na verdade. Simpatiza apenas com os mais humildes que "não lhe são páreo", como ela mesma diz. Ruim, né? Ao invés de gastar seu dinheiro, suas energias, sua vida em algo que realmente lhe desse prazer, não, resolve investir pesado no prazer do outro! Já pensaram na frustração disso tudo?
Paolo Mantegazza, neurologista italiano (dentre outras coisas! O homem era fera: antropólogo, neurologista, fisiologista e muitos outros "istas" que você nem imagina!) já dizia que "a inveja nada mais é do que o ódio à superioridade". E você? Diz aí o que você acha!
Leia mais artigos bacanas em:

4 comentários:

Juliana Ramires. disse...

Inveja... um sentimento bome ruim. Bom seu tu usa a inveja saudável, aquela que tu vê alguém com algo que almejas e se espelha nela para que consigas também.
Ruim se tu tem inveja o que o outro tens e desejas mal a ele, e que ainda aquilo se acabe.
Eu já fui vítima de inveja sim, mas uma que realmente me magoou foi uma cliente minha que era muito amiga também, a inveja foi tanta que ela tentou destruir minha carreira, mas meu Santo é forte e me protegeu!
Na verdade sinto pena, pois o invejoso nada tem, e se consegue aquilo não te deixa feliz, pois em vez dele ir atrás dos próprios desejos, vai em busca dos desejos dos outros.
Sempre quando planejo algo para minha vida, procuro não comentar com ninguém, pois os invejosos estão de plantão!

Adorei seu texto!

Bjs, Ju

Claudinha disse...

JU, minha amiga!
Que bom que você comentou novamente! Rsrsrs! Não sei o que seria de mim se não fosse a tua ajuda!
Sabe o que a gente deve fazer? Encher o pescoço de patuás e seguir a vida! Rrsrs!
Bjão!

BLOGZOOM disse...

Eu jamais cobicei nada dos outros, gostaria de ter uma vida melhor, mas a minha vida, não a dos outros. Entretando, além de sentir na pele a inveja, pelo meu modo de ser, ou algo no meu corpo que chamasse a atenção, já fui acusada por uma mente insana de ter inveja de alguém que sequer eu tinha contato. Aquilo me deixava irritada, hoje não mais, pq eu sei que a pessoa fazia por pura maldade mesmo.

Claudinha disse...

É o que eu digo: gostar do que o outro tem ou é, admirar e ter como modelo até é saudável, mais que isso...Como a gente descobre quem é invejoso para ficar longe? O cara normalmente é verde...Rsrsr!
Beijão